SERVIÇOS

Subestações Elétricas de Média, Alta e Extra Alta Tensão

Através da manutenção e aplicação de técnicas você assegura a integridade dos equipamentos e impede falhas no desempenho de equipamentos e sistema elétrico como um todo.

Subestações Elétricas de Média,Alta e Extra Alta Tensão

Manutenção Preventiva _

Manutenção preventiva é toda a ação sistemática de controle e monitoramento com o objetivo de reduzir e/ou impedir falhas na continuidade do desempenho dos equipamentos e sistemas elétricos. Para a longevidade de uma subestação elétrica e boa saúde dos seus componentes e equipamentos, é indispensável que tenhamos manutenções preventivas periódicas, obtendo um histórico de envelhecimento dos equipamentos e antecipando problemas que poderão acarretar em quebra de equipamentos e paradas de fábrica.
Para isso contamos com instrumentação de ponta e pessoal altamente treinado, capaz de detectar falhas e laudar sobre as condições operacionais da instalação.

Cobertura:
Realizamos manutenções preventivas em subestações de Média, Alta e Extra Alta tensão. Temos a experiência sólida de atuação em diversas subestações de 11 KV, 13,8 KV, 23,5 KV, 69KV, 88KV, 138 KV, 230 KV e 440 KV espalhadas no Brasil.

Comissionamento _

Consiste na aplicação integrada de um conjunto de técnicas, procedimentos de engenharia, ensaios elétricos e funcionais, com intuito de certificar e garantir a qualidade da montagem, fidelidade do sistema para com o projeto e entrada da subestação em operação.
Na prática, um bom comissionamento evita que problemas futuros venham a acontecer precocemente e serve como base de dados para os programas de manutenções futuras.
Embora os equipamentos sejam testados em fábrica TAF (Testes de Aceitação de Fábrica), os mesmos devem ser testados novamente em campo após a sua instalação (comissionamento).

Realizamos ensaios em todos os equipamentos de todas as classes de tensão: . Análise de qualidade de energia . Análises de óleo . Capacidade / Descarga de banco de baterias . Capacitância . Curva de Saturação de núcleos . Ensaios de instrumentos físicos de transformadores / proteções intrínsecas . Ensaios funcionais e operacionais . Fator de potência / Tangente Delta . Oscilografia . Parametrização e aferição de todos os tipos de Relés / IED’s . Polaridade . Relação de transformação . Resistência de aterramento . Resistência de contatos . Resistência de Isolação . Resistência interna de baterias . Resistência ôhmica de enrolamentos . Tensão aplicada - HI POT . Todos os ensaios em retificadores / carregadores de baterias

Manutenção Preditiva _

A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico dos equipamentos e periféricos das Subestações em seu regime normal de trabalho, através de dados coletados por meio de instrumentos de monitoramento a distância (sem contato físico), análises e inspeções visuais. Nas manutenções preditivas visamos antecipar problemas eminentes (que estejam para acontecer), tomando a ação correta e imediata, passando a ser uma manutenção programada e evitando manutenções corretivas emergenciais que acarretariam em perda de produção e paradas de fábrica - Tudo acontece com a fábrica e sistema operando normalmente.

As técnicas mais usadas em nossas manutenções preditivas são: . Análise da qualidade de energia . Análise de Óleo Isolante físico química, cromatográfica, PCB (dentre outros) . Inspeção visual . Medição de banco de capacitores . Medição de malha de aterramento e SPDA . Termografia . Ultrassom

Imagem  Manutenção Preditiva

Manutenção Corretiva e Retrofits _

A manutenção corretiva é realizada na maioria das vezes com o objetivo de se restaurar as condições iniciais e ideais de operação de um determinado equipamento, o qual teve suas propriedades físicas e elétricas comprometidas.
Isso se dá através de ensaios de rotina realizados durante as manutenções e inspeções periódicas, onde é possível constatar se os equipamentos estão sofrendo algum tipo de depreciação natural ou causada pelo tempo de vida útil dado pelo fabricante. Dois bons exemplos são:

1) A troca de óleo e conjunto de vedações de um disjuntor a óleo PVO, o qual apresenta baixa resistência de isolação e/ou vazamento;

2) A substituição de um relé de proteção, o qual o fabricante estima um tempo de vida útil de 15 anos e o mesmo está em operação há 16 anos.

Realizamos serviços de manutenção corretivas e retrofits (modernização) em equipamentos de Média e Alta Tensão.

Para esses serviços cobrimos: . Banco de Capacitores MT e BT . Bancos de Baterias . Chaves seccionadoras . Retrofit de Sistemas de proteção . Termovácuo . Transformadores de Corrente . Cubículos normais e compactos . Diagramas elétricos e funcionais . Disjuntores . Para-raios . Regeneração de óleo em transformadores . Relés de proteção IED’s / Eletromecânicos . Retificadores . Transformadores de Força . Transformadores de Potencial Indutivos e Capacitivos . Troca de óleo e substituição de vedações de disjuntores PVO . Troca de relés e atualização da fiação e dos desenhos do sistema . Troca e atualização de cubículos de MT

Malha de Aterramento e SPDA _

O SPDA (Sistema de proteção de descargas atmosféricas) e sua malha de aterramento é, sem dúvida, uma das proteções mais importantes do sistema elétrico de potência e dentro de uma planta fabril. Não é por menos que o AVCB (laudo de avaliação do corpo de bombeiros) que libera o alvará da planta fabril, só é concedido mediante apresentação do laudo de medição de malha de terra e SPDA.
Um bom SPDA precisa ter o menor valor de resistência possível e todos os pontos de aterramento dentro da mesma planta interligados com baixa resistência de interligação. A MK Engenharia realiza a medição de resistência de malha e interligação entre pontos, conforme exigência das normas nacionais e internacionais NBR 5419, NBR 5410, NBR 14039, NR 10, NR 28 e instruções técnicas do corpo de bombeiros.
Com instrumentação de ponta, realizamos as medições em diferentes frequências (20 Hz a 1,2 kHz), para que a frequência de trabalho 60 Hz não interfira na medição real. Somente dessa maneira é possível medir a malha de aterramento de uma subestação em operação.
Fazemos também projetos completos de SPDA, montagem e correção de pontos com problemas na malha de aterramento.

Estudos e Prontuários

Tenha a real visão do sistema elétrico da planta através dos nossos Book de Estudos, prontuários e laudos das Instalações Elétricas.

Estudos e Prontuários

Prontuário das Instalações Elétricas PIE conforme NR10_

O Prontuário das Instalações Elétricas (PIE) é um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que sintetiza o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos com eletricidade.
No PIE fornecemos aos nossos clientes um book com soluções completas conforme exigido pelo Ministério Público através da NR 10: conjunto de estudos de curto circuito, seletividade e energia incidente, medição de malha de aterramento e SPDA, diagramas elétricos unifilares das subestações, diagramas unifilares de todos os painéis elétricos da planta, checklist completo de cada item das normas vigentes – NR 10 /2016 e Normas ABNT NBR 5410/2004, 5419/2015, 14039, 6979, 5418, 60.079, 13231, NBR IEC 60439 e 62271.

Estudos de Curto-circuito, seletividade e energia incidente_

Toda planta fabril pertencente ao Sistema Elétrico de Potência (SEP) com potência instalada maior a 75kVA, deve possuir, no mínimo, os estudos de curto-circuito, seletividade e energia incidente, conforme NR 10.
Em resumo, uma falta no sistema deve ser eliminada pelo conjunto de proteção o mais rápido possível e sem interrupção dos demais a montante.
Com o auxílio de softwares de alta tecnologia, formação acadêmica e know-how, conseguimos obter os valores de curto circuito para cada ponto específico da instalação, gerando assim os valores a serem ajustados nos relés IED’s e disjuntores de BT, planilhas de coordenação e seletividade entre os elementos de proteções e as quantidades de calorias por cm² nesses pontos.
Os valores de ajustes, coordenogramas e etiquetas de calorimetria, são gerados através do software ETAP 19.0.1, devidamente licenciado. Imagem Estudos de Curto-circuito, seletividade e energia incidente

Laudo das Instalações Elétricas para Crédito de ICMS_

Toda a indústria a qual produz algum material ou produto, paga um ICMS de 27% no valor da conta de energia elétrica. Porém o que muitas delas não sabe é que esse valor de ICMS pode ser retornado / creditado para os caixas da empresa por meio de um laudo das instalações elétricas onde são separados os consumos de energia nos setores produtivos e não produtivos da planta. Esse valor de ICMS creditado na maioria dos casos chega a ser de até 96% do total do ICMS pago.

Nós já ajudamos industrias a retornar milhões de reais para seus caixas.

Solicite nossa consultoria técnica sem custo!

Projetos de sistemas

solares completos

Investir em energia solar é uma maneira eficaz de gerar economia com maior retorno.

Projetos de sistemas solares completos

Geradores de energia solar_

Investir em energia solar é uma maneira inteligente e altamente eficaz de gerar economia com grande retorno.
Com mais de 150 projetos de geradores de energia Solar executados, a MK Engenharia/ Ensolare RS, possui grande know-how para ajudar residências, comércios, pequenas empresas e indústrias a produzirem sua própria energia.
Nós dimensionamos, projetamos, agilizamos seu financiamento, instalamos, fazemos o processo burocrático junto a companhia elétrica local e ativamos seu sistema em até 45 dias, sem que você precise sair da sua casa ou trabalho e SEM PRECISAR SE DESCAPITALIZAR.

Veja como funciona acessando nossa página: Energia Solar